Especialidades >

Oftalmologia Pediátrica

As crianças possuem o sistema visual em desenvolvimento até, aproximadamente, os 7 - 8 anos. Elas devem ser examinadas durante este período para garantir que a visão se desenvolva igualmente em cada olho, enxergando o esperado em cada idade.

Imagem Oftalmologia Pediátrica

Nos bebês com menos de 1 ano, além do teste do olhinho realizado nas maternidades, o pediatra preocupa-se com o alinhamento dos olhos e com o desenvolvimento da capacidade de ver e seguir com os olhos. Na fase verbal, geralmente por volta dos 3 anos, recomenda-se um exame oftalmológico, pois já é possível obter com boa precisão a medida da acuidade visual.

Mais tarde, aos 5 anos, quando começam a iniciar o processo de alfabetização, e por volta dos 7 anos, o oftalmologista tem a oportunidade de diagnosticar atrasos no desenvolvimento adequado da visão, avaliando a necessidade de óculos e a necessidade de estimulação visual com oclusores (também conhecidos como tampão).

"Teste do Olhinho" Digital

A Holanda Oftalmologia apresenta o “teste do olhinho” digital. Esse exame utiliza um aparelho analisador de visão binocular que mede o grau dos dois olhos simultaneamente, sem a necessidade de colírios para dilatar a pupila. Além disso, ele permite a medição da refração, em condições reais, a partir dos quatro meses de vida e em pacientes não colaborativos para a técnica tradicional.

Imagem Teste do Olhinho

Através do “teste do olhinho” digital é possível detectar a presença de fatores que provocam a ambliopia (olho preguiçoso) e iniciar o tratamento rapidamente. O exame é feito a aproximadamente um metro de distancia do paciente, que comporta-se como se estivesse sendo fotografado, o que torna o procedimento tranquilo e confortável.

parallax background